Bom, vamos ao tutorial mas antes, um parênteses sobre o líquido para engomar, recomendo cozinhar a maizena com água (bastante água, para ficar líquida) e umas gotas de vinagre. O meu método de usar a goma crua funcinou, mas depois de ler a dica, andei pesquisando e acho que cozinhar a maizena faz mais sentido. Então, façam como preferir cozinhem - ou então usem goma industrializada.
Enfim, se você leu o post de ontem sabe que a esta altura já deve ter os quadradinhos de tecido 6 X 6 cm cortados e engomandos,certo? Então vamos a parte divertida, o origami em tecido:
1. Cada quadrado corresponde a uma pétala da flor. Coloque um quadrado numa superfície plana, com o lado vesso virado para cima.
2. Dobre na diagonal formando um triângulo.
3. Agora dobre as duas pontas para baixo, de forma que se encontrem no centro.
4. Vire do outro lado de forma que as pontas que você acabou de dobrar fiquem do lado de trás.
Repassado na íntegra!
5. Dobre uma lateral conforme a foto, até o meio.
6. Dobre a outra da mesma forma. Com os dedos, marque bem onde dobrar.
7. Agora dobre na metade.
8. É assim que a sua pétala deve ficar, olhando de cima.
9. Abra a parte de trás e coloque um pingo de cola para tecido (usei cola de apliques da Mariander, funciona que é uma maravilha).
10. Ajude a colar prendendo com um alfinete, até secar.
11. Corte um pedacinho da ponta da pétala. Mais ou menos 1 cm. Repita com todas as outras pétalas.
12. Esta etapa é bem importante para a uniformidade visual da flor. Passe uma agulha com linha na pontinha de cada pétala. Cheque se todas as pétalas estão do mesmo tamanho, se não estiverem, apare mais com a tesoura.
3. Pegue as duas extremidades da linha e amarre no centro, apertando bem. O segredo aqui é pedir para alguém te ajudar "colocando o dedinho" na hora de dar o nó, senão fica frouxo.
14. Abra as folhas uma a uma, apertando a ponta para dar um formato mais 'gordinho' às pétalas. Ta-dá !!!!! Você fez um kanzashi básico!
Finalização
15. Bom, agora é por sua conta. Eu fiz um broche, então colei um círculo de feltro com um alfinete já costurado previamente nele.
16. Na parte da frente, para dar um acabamento e esconder aquele miolinho onde as pontas se encontram, colei um botão, usando a mesma cola de apliques da Mariander.
Este kanzashi que mostrei aqui é o modelo básico de cinco pétalas. A graça está em você soltar a sua criatividade e experimente fazer a sua flor do seu jeito. Dá para usar outros tecidos como a seda e até papel! Misture padronagens e cores numa mesma flor e faça com mais pétalas para ver como fica uma flor repolhuda. E tente também fazer folhinhas, neste caso cada pétala individual poder virar folha. Um outro tutorial ótimo em inglês é este aqui, para quem quiser ir mais a fundo.
http://psascosta.blogspot.com/